O uso do minimalismo na arquitetura e decoração

O minimalismo é uma tendência que já vem sendo muito adotada para o planejamento de design de interiores e na decoração de diversos ambientes. A estética mais clean, transmite sofisticação e se popularizou entre os influenciadores digitais e celebridades internacionais que investem milhões em itens únicos que fazem a diferença na decoração de qualquer ambiente.

O movimento artístico e cultural, ficou conhecido pelo famoso “menos é mais”, no entanto, é claro que as características do minimalismo estão muito além disso. Compostas por um design simples, a arquitetura minimalista usa de traços geométricos, cores neutras e muita sofisticação para compor projetos incríveis com ar futurístico e extremamente modernos.

Conheça um pouco mais sobre o uso do minimalismo na arquitetura:

Detalhes

O diferencial da arquitetura minimalista está na atenção aos detalhes e inovações que permitem a criação de projetos únicos. Prezando por uma limpeza estética, o minimalismo forma ambientes que valorizam o vazio dos espaços, sem a necessidade de preencher cada canto.

Sinônimo de ambientes com espaços otimizados, independente do tamanho de cada cômodo a arquitetura minimalista desenvolve projetos com um design simples e anguloso, transformando itens como vidrarias ou superfícies espelhadas em detalhes modernos e sofisticados que compõe a elegância de um projeto.

Características

Em busca de elevar as formas geométricas, o minimalismo usa como base de suas criações os planos retilíneos, cores primárias, funcionalidade e formas reduzidas. Na arquitetura isso se faz presente em projetos com planos perpendiculares que juntos formam espaços tridimensionais, tudo isso combinado aos materiais ideais, transformam qualquer construção.

Priorizando o uso de concreto, metais e madeira nos revestimentos e acabamentos dos seus projetos, as construções minimalistas prezam por uma estética que torne os ambientes exclusivos e personalizados sem precisar do uso de muitos artifícios. Com formas simples e refinadas é possível montar um projeto a frente do seu tempo, moderno e completo.

Decoração

O uso na decoração, mantém a paleta de tons neutros e assim como no exterior, a decoração minimalista preza por ambientes mais “limpos”, mantendo a elegância característica do movimento. Detalhes como móveis que trazem a presença de vidros, cobre e metais garantem a sofisticação e riqueza dos espaços. O uso de itens decorativos também segue o padrão característico do movimento, com objetos simples que reproduzem diferentes formas geométricas e claro prezando apenas pelo necessário em cada cômodo.

O uso do minimalismo na decoração proporciona uma impressão de ambientes mais espaçosos e aconchegantes, passando uma noção angular de profundidade e uma melhor organização para cada espaço do seu lar. Presente tanto na arquitetura quanto na decoração, o uso de plantas ou de elementos da natureza também ajudam a complementar suas construções ou decorações.

 

E aí, gostou de saber mais sobre o uso do minimalismo na arquitetura e decoração? Procurando mais conteúdos voltados a esta área? Acompanhe o nosso blog e se mantenha atualizado sobre todas as novidades no ramo.

Ainda procurando o imóvel ideal para você? A ECB Engenharia tem as melhores opções, continue navegando em nosso site e conheça nossos últimos lançamentos.

Voltar para os posts

4299129-3360
423222-8375
423027-6662

contato@ecbeng.com.br

Rua Nestor Guimarães, 77 | Ponta Grossa - PR
Ed Infinity, 11° Andar