O que um paciente busca em um consultório?

O que um paciente busca em um consultório? Essa é uma pergunta que parece ser simples de responder, ele busca uma consulta oras! Mas não é tão fácil quanto se parece, um paciente ao se consultar em um médico, dentista, psicólogo ou qualquer profissional da saúde busca muito mais do que isso, além de obviamente um bom atendimento, comunicação com o profissional e um serviço de qualidade para ficar melhor independente do que ele está sentindo, o paciente busca conforto e um ambiente doméstico e aconchegante, já que já é estressante o motivo de alguém ir até um consultório, seja para consultas, tratamentos ou outras causas.

Um paciente que for bem acolhido em um consultório, tanto pelas pessoas que o atenderem quanto pelo ambiente, sairá de lá mais confiante para buscar seu tratamento e seguir as orientações dadas pelos profissionais, como médicos e enfermeiros, entre outros, assim garantindo também sua própria saúde, é por isso que o design e ambiente do seu consultório é importante para facilitar seu trabalho e deixar seus pacientes, que são também seus clientes, satisfeitos e saudáveis.

Embora pareça que não, os pacientes, como quaisquer clientes, sempre vão reparar em algumas coisas quando vão se consultar e sua experiência já começa antes de entrar no consultório, uma sala de espera já confortável, que tenha bastante espaço para dias mais cheios, e formas dos pacientes matarem o tempo antes de chegar sua vez é essencial. Essa sala deve ser ampla, ter assentos para vários pacientes e formas de entretenimento, muitas vezes são usadas televisões, espaço para leitura de jornais e revistas e espaço infantil para a diversão das crianças. Outra ideia é a consulta começar desde a sala de espera, como decorações que falam sobre a área em que o profissional atua, como a tabela de Snellen, aquele quadro com letras para teste de visão, em consultórios de oftalmologia, curiosidade e esqueletos no de ortopedia ou painéis que auxiliam no aprendizado e alfabetização nos consultórios de pediatria.

É óbvio que quando a gente pensa em um consultório, a gente imagina lugares com paredes limpas e de maioria branca, mas algo mais colorido, porém não exagerado, pode auxiliar também o paciente a se sentir em um ambiente mais familiar e se identificar com o local, com designs inteligentes e que transmitam um bom sentimento ao paciente.


A localização dos móveis e o design interior tanto do consultório quanto da sala de espera também faz parte da experiência positiva que o paciente deve ter, um paciente espera ser bem atendido e acolhido pelo profissional que está o ajudando. O jeito que mesas, macas e aparelhos são dispostos em um consultório podem influenciar na maneira em que o paciente se sente acolhido, uma mesa que não distancia tanto o profissional do paciente pode dar uma sensação melhor ao paciente, como de alguém que está ali para cuidar dele.

Então, resumindo, nossa dica é não esquecer da arquitetura, design e o conforto do ambiente para dar a melhor sensação para os seus pacientes e de quebra ainda ser mais lucrativo e confortável para você.

Imagens: Glasses Decal by WallStarGraphics on Etsy; Consultório de Psicologia de Crianças e Adolescentes by Arca Arquitetura on Homify
Voltar para os posts

4298804-8287
423222-8375

Rua Nestor Guimarães, 77 | Ponta Grossa - PR
Ed Infinity, 10° Andar