Jardins suspensos: conheça a nova tendência de decoração
Que as plantas vieram para ficar na decoração não é nenhuma novidade. Com a nova tendência do urban jungle estes itens queridinhos da decoração tiveram uma maior procura, principalmente durante o período de isolamento da pandemia. Garantindo uma melhor circulação de ar, contato com a natureza e uma decoração perfeita, o uso de plantas nos designs de interiores só apresenta benefícios.
Podendo fazer parte de um projeto de paisagismo em conjunto com um arquiteto, atualmente os espaços para as plantas já são considerados nas fases iniciais de um empreendimento. Responsáveis por eliminar até 80% das toxinas de um espaço, as plantas são muito utilizadas tanto na área externa quanto interna. Os jardins suspensos, por exemplo, são resultado disso, fazendo esta perfeita integração entre espaços urbanos e natureza, as plantas têm tudo a ver com o verão e dão um charme a mais para ambientes residenciais ou comerciais.
Quer saber mais sobre essa tendência de decoração que tem encantado a todos? Confira o conteúdo que preparamos para você:
Otimização de espaço
Sem exigir uma área da casa específica para isso ou ocupar um lugar que você tenha planejado para outros objetos de decoração, os jardins suspensos podem ficar em qualquer cômodo de sua preferência. Normalmente concentrados em algum cantinho ou parede, as plantas também podem ficar espalhadas pela casa toda, mais comumente no teto.
Hangers
Agora você deve estar se perguntando: “Como colocar e cultivar uma planta no teto?” Calma, que a gente te explica. As opções para compor um jardim suspenso são diversas, mas os hangers de macramê certamente são o favorito do momento. Basta definir algum local da casa em que a planta possa se desenvolver bem, colocar o gancho e escolher sua opção favorita de vaso, suporte, cestinho ou como você preferir e acomodar melhor sua planta.
Harmonizando o ambiente
Além dos hangers você também pode utilizar da estrutura da casa ou de alguns outros móveis para compor o seu jardim suspenso, bem como, adicionar mais elementos naturais, como uma árvore que você possa manter em casa, galho ou tronco. Formando uma decoração mais rústica e harmonizando outros elementos naturais que já fazem parte da sua estética com as novas plantinhas suspensas.
Jardim vertical
Para a área externa o mais comum é vermos uma parede inteira dedicada a esta área verde. Seja com as famosas trepadeiras que formam esta parede verde sozinhas ou com outros tipos de planta que são posicionadas de acordo com a preferência de cada morador. Os jardins verticais transformam qualquer lugar e ficam incríveis tanto em ambientes abertos quanto fechados, como em espaços gourmet, salas de reunião, salão de festas, entre outros.
Por fim, ressaltamos que a maneira e a composição feita para o jardim suspenso fica a critério de cada um, o importante é saber equilibrar a parte estética da decoração com a saúde das suas plantinhas. Ou seja, escolher modelos que você consiga cultivar dentro ou fora de casa e pensar em lugares estratégicos para que a planta consiga se desenvolver e se manter saudável.
E aí, pensando em montar um jardim suspenso para fazer parte da sua decoração? Seja em um ambiente residencial ou comercial, a ECB Engenharia oferece os melhores empreendimentos para você começar a pensar no seu design de interiores agora mesmo. Continue navegando no nosso site e conheça os nossos lançamentos.
Voltar para os posts